sexta-feira, 8 de abril de 2011

UM FINAL DE SEMANA FORMATIVO

Encontro para Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade.
(por Ir. Ednaldo Ricardo, sv). 


"A DROGA É UM MAL E AO MAL NÃO SE DÁ TRÉGUA" (Papa João Paulo II)
"SOBRIEDADE E PAZ, SÓ POR HOJE, GRAÇAS A DEUS."
Aconteceu entre os dias 02 e 03 de abril, na cidade do Natal/RN, um encontro de formação para novos agentes da Pastoral da Sobriedade. O encontro foi promovido pela coordenação da Pastoral da sobriedade da Arquidiocese de Natal, com ajuda de uma equipe da Cidade de João Pessoa/PB.











O Pe. Robério, coordenador diocesano, fez a acolhida de todos. Citando o Evangelho do Bom Samaritano Pe. Robério disse “Ter compaixão é entrar na dor do outro...

Da Paróquia de São Gonçalo participaram oito representantes:
                  

Carol, Isabel Cristina, Ir. Ednaldo, José (ao alto), Vitinha, Cileide e Joana

Sr. Salvador Paixão (coordenador Paroquial)

Ir. Ednaldo Ricardo, sv

 

O QUE É A PASTORAL DA SOBRIEDADE?
A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química.

É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.
Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social.
Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade. (fonte: http://www.sobriedade.org.br/)
Amigos (as) e irmãos (ãs), “a Igreja tem por missão transmitir a palavra do Evangelho que abre para a vida de Deus e de fazer descobrir o Cristo, Palavra de Vida, que oferece um caminho de crescimento humano e espiritual” (João Paulo II).

Assim, como Agentes de transformação de vidas, na Pastoral da Sobriedade o Irmão de São Vicente, em comunhão com os leigos, tem por "exercício da Caridade, dar-se inteiramente a todos, instruir, edificar nossos irmãos, rezar por eles, (...),assisti-los em suas misérias, consolá-los em suas penas, em suma, dedicar-se a eles e por eles. É para as almas nobres e generosas uma doce alegria, uma porção escolhida, em que elas encontram a felicidade" (Pe. Le Prevost).


 

ENCONTRO SOBRE A EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE E PROJETO JUVENTUDES
(por Ir. Josinaldo Medeiros, sv).

Os RSV e a CRB no Nordeste.

Durante a manhã do dia 2 de abril, no auditório da Livraria Paulus, aconteceu o primeiro encontro do Núcleo da CRB Natal.

O tema discutido partiu do Documento 85 da CNBB: Evangelização da Juventude - e Projeto Juventudes. O mesmo foi assessorado pelo Ir. Jarbas e pela Ir. Daniele, que compõem o GT.

O Ir. Josinaldo Medeiros, s.v, participou deste evento representando os RSV: "Os assessores, com desenvoltura, desenvolveram o tema de forma dinâmica e criativa. O encontro contou com a participação de trinta e seis Religiosos, Religiosas e formandos. Foi um belo encontro, onde todos deixaram-se envolver pela dinâmica, desde a oração até os momentos finais".

Confira as imagens:






"O painel, além do seu significado primeiro, que é a luta contra o extermínio de jovens, revela que quando trabalhamos juntos, somos capazes de fazer uma bela obra de arte, capaz de encher os nossos olhos de alegria"
(fonte:http://crbinformativo.blogspot.com)


Os assessores:Ir. Jarbas e Ir. Daniele



Lembramos:

O  nosso Superior geral, o Pe. Philippe Mura, encontra-se em Visita canônica no Brasil e está acompanhado pelo Irmão Robert Larouche da Província canadense. Eis o roteiro:

Do dia 4 ao dia 14 de abril visitarão as fraternidades do Nordeste;
Do dia 15 de abril ao dia 1º de maio, as fraternidades do Sudeste;
No dia 2 de maio encontrarão o Conselho provincial;
No dia 3 de maio entregarão as Conclusões da Visita canônica aos RSV brasileiros.

Ontem, 07 de abril, ambos partiram da fraternidade de João Pessoa e chegaram à nossa casa de formação.



BEM-VINDOS IRMÃOS!!!!!!!




Pe. Le Prevost nos diz:


"Nossos atos são grandes diante de Deus por causa do sentimento que os inspira" (sermões do Pe. Le. Prevost, p. 35)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário