quarta-feira, 19 de maio de 2010

Publicado programa oficial da visita do Papa ao Chipre.




CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 12 de abril de 2010 (ZENIT.org). – Bento XVI visitará em 5 de junho próximo o arcebiscopado ortodoxo de Nicósia, onde almoçará com a arcebispo de Chipre, Chrisostomos II.

O encontro ocorrerá durante a viagem do Papa a Chipre, que será realizada entre os dias 4 e 6 de junho, e cujo programa oficial foi publicado no último sábado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Bento XVI partirá às 9:30 da manhã de 4 de junho do Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Roma, e deve desembarcar no Aeroporto Internacional de Paphos, em Chipre, às 14 horas.

O programa da viajem prevê uma cerimônia de boas-vindas na qual o Pontífice fará um discurso.

Às 15 horas e 15 minutos está prevista sua chegada à igreja de Agia Kiriaki Chrysopolitissa de Paphos. Quinze minutos mais tarde, na área arqueológica desta igreja será desenvolvida uma celebração ecumênica, durante a qual o Papa fará um discurso.

No dia seguinte, Bento XVI deve fazer uma visita ao presidente da República no Palácio Presidencial de Nicósia, às 9:15.

Meia hora mais tarde, nos jardins do palácio, o Papa se reunirá com autoridades de Chipre e com o corpo diplomático.

Às 10:45 do sábado, 5 de junho, está previsto um encontro do Bispo de Roma com a comunidade católica de Chipre na escola de São Marone de Nicósia, ocasião em que proferirá outro discurso.

Às 12:15, Bento XVI visitará Sua Beatitude Chrisostomos II, arcebispo de Chipre, no arcebiscopado ortodoxo de Nicósia. O Pontífice almoçará então com o prelado e sua delegação.

Durante a tarde, às 17:30, Bento XVI presidirá uma missa – pronunciando a homilia – com sacerdotes, religiosos e religiosas, diáconos, catequistas e representantes dos movimentos eclesiais de Chipre, na igreja da Santa Cruz de Nicósia.

No domingo, dia 6 de junho, às 9:30, será celebrada no Eleftheria Sports Arena de Nicósia a missa em ocasião da publicação do Instrumentum Laboris da Assembléia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos.

O Papa apresentará o plano de trabalho para a assembléia, que se reunirá entre os dias 10 e 24 de outubro deste ano no Vaticano.

Às 13 horas, o programa oficial prevê um almoço com os Patriarcas e bispos do Conselho Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispso, com a presença do arcebispo ortodoxo de Chipre e de membros da comitiva papal, na Nunciatura Apostólica de Nicósia. Em seguida, Bento XVI visitará a Catedral maronita de Chipre, também em Nicósia, na qual pronunciará uma saudação.

A cerimônia de despedida se dará no Aeroporto Internacional de Larnaca, durante a qual o Papa pronunciará um breve discurso.

Seu vôo de volta para Roma esta previsto para as 18:45. Sua chegada ao Aeroporto Internacional de Ciampino está prevista para às 20:45.

A viagem do Papa a Chipre é considerada estratégica, uma vez que, além de apresentar o plano de trabalho para a Assembléia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, representará uma oportunidade para abordar temas fundamentais para este pontificado, entre os quais se incluem o diálogo com a Igreja ortodoxa local e com o Islã, por conta da presença turca na ilha.

A visita do Pontífice é uma resposta ao convite feito pelo presidente da República de Chipre, Demitris Christofias, quando foi recebido no Vaticano em 27 de março de 2009.

Chipre, que colônia britânica até 1960, foi dividida após sua independência entre as populações de origem grega e de origem turca.

Após uma série de conflitos entre as duas comunidades, a Turquia invadiu o norte do país, instituindo a República Turca do Norte de Chipre, que não é reconhecida pela comunidade internacional. O país ingressou na Comunidade Européia em 2004.

Chipre tem uma população de cerca de 800 mil habitantes, dos quais 78% são gregos-ortodoxos e 18% muçulmanos.

www.zenit.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário