segunda-feira, 13 de julho de 2009

CONGREGAÇÃO RSV

Igeja Matriz de São Gonçalo-São Gonçalo do Amarante-RN



Chega à Arquidiocese de Natal no dia 22 de fevereiro de 1986, a convite do Dom Nivaldo Monte e Dom Costa (seu auxiliar), para ajudar na Pastoral Operária, Juventude Operária e Pastoral da Juventude nos Meios Populares (PJMP).

Uma das primeiras congregações a morar na Zona Norte de Natal, sua primeira residência foi na Praça são Vicente de Paulo, bairro muito pobre, junto a linha de trem e território da Paróquia do Pe. Tiago.

Em 1987, com a entrada de jovens vocacionados na Congregação, foi aberto o noviciado no Bairro das Quitas – Natal. Na missa de abertura do noviciado, estiveram presentes o Arcebispo Dom Nivaldo Monte e Dom Costa, tendo como mestre de noviço o Pe. Guy Fortier s. v.

Paróquia de São Gonçalo - 1988


No ano de 1988 os RSV assumiram a Paróquia de São Gonçalo do Amarante com a seguinte missão: CEBs, Pastoral Operária (com os sindicatos), visita missionárias nas comunidades, PJMP, viver a vida religiosa na inserção com a formação, assumir uma pratica evangelizadora, que visa a libertação dos pobres, a partir da Pastoral de Conjunto, a partir das propostas da CNBB.


Presença atual na Arquidiocese - 2009


Assumimos a Paróquia de São Gonçalo do Amarante, em comunhão e missão, mediante a Pastoral de Conjunto com a Arquidiocese, rede de comunidades, com 17 capelas.


Pastoral específica dos RSV na Arquidiocese de Natal


1. Seminário São Vicente: localizado em São Gonçalo, no Bairro Santa Terezinha, com formação inicial;

2. Espaço Irmãos de São Vicente: esporte, lazer, evangelização de crianças e jovens;

3. Escolinha de Reforço São Vicente de Paulo;

4. Pastoral da Criança;

5. Pastoral dos Idosos;

6. Pastoral da Sobriedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário