domingo, 17 de março de 2013

168 anos da Congregação dos Irmãos de São Vicente de Paulo

O dia em que celebramos a fundação da Congregação dos  Irmãos de São Vicente de Paulo (03.03) foi encerrado com a SANTA MISSA na Matriz de São Gonçalo/RN, com a presença dos leigos da Família Leprevociana, da conferência, Santa Teresinha da SSVP e dos Irmãos da Faternidade de João Pessoa/PB.
 
Ir. João Maria, sv Ir. Gilson, sv (ao centro) e a Consórcia Leila de Cátia (SSVP)
 
 
 
 
A Eucaristia foi presidida pelo Superior Provincial dos Irmãos de São Vicente de Paulo, sendo concelebrada pelo atual Pároco, o Padre Valberto e seu Vigário Paroquial, o Padre Martins e o Diácono Geraldo Paiva (aos quais agradecemos cordialmente toda fraternal acolhida), em comunhão com todos os RSV das fraternidades de João Pessoa e de São Gonçalo e do ilustre irmão, visitante canadense, o Pe. Roger Boulet,sv

 
 
Nesta data comemorativa para toda a Congregação, o Ir. Gilson Feliciano, sv recebeu das mãos do Provincial, Padre Gilmar, sv os ministérios de Leitor de Acólito da Igreja:

 
 


"Recebe este livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas. Amém!" (Pontifical Romano, p. 250)



"Recebe o pão (e o vinho) para a celebração da Eucaristia e procede de tal modo que possas servir dignamente à mesa do Senhor e da Igreja. Amém" (Pontifical Romano, p. 253)



Com o Concílio Ecumênico Vaticano II, Alguns destes ofícios, mais intimamente relacionados com a ação litúrgica, passaram pouco a pouco a ser considerados instituições prévias à recepção das ordens sacras. Deste modo, o Ostiariado, o Leitorado, o Exorcistado e o Acolitado começaram a chamar-se, na Igreja Latina, ordens menores, em relação ao Subdiaconado, Diaconado e Presbiterado, que se chamavam ordens maiores. E, embora não por
toda a parte, as ordens menores reservavam-se geralmente àqueles que,por elas, ascendiam ao Sacerdócio. (fonte:http://www.liturgia.pt/pontificais/Leitores_Acolitos.pdf).




CLIQUEM AQUI  E VEJAM MAIS FOTOS






Le Prevost nos diz:


 

"‎O Bem-Amado, ao entrar sob o nosso teto, aqui virá com sua cruz: é seu único tesouro, é tudo o que Ele possui e traz a seus hóspedes, é seu livro, é sua ciência para ensiná-los, é sua força para os aguerrir e os formar; Que Ele seja bem-vindo e sua cruz com Ele”. (...) "



Nenhum comentário:

Postar um comentário