sábado, 10 de março de 2012

PROFISSÃO PERPÉTUA

Conhecendo os Irmãos...

Gilson Feliciano, sv & João Maria, sv



Para que estejamos ainda mais numa maior/melhor sintonia com estes nossos Irmãos que, daqui há alguns dias estarão professando os Votos Perpétuos de Pobreza, Obediência e Castidade, postaremos as biografias dos mesmos.


Conhecendo um pouco mais de suas histórias de vida e caminhada vocacional, unamo-nos a eles por nossas orações a Cristo, Jesus!


A primeira biografia a ser apresentada é a do Ir. João Maria Paulo da Silva, sv, um potiguar vindo de Serrinha.

IRMÃO JOÃO MARIA, SV


O Irmão João Maria Paulo da Silva, sv é natural de Serrinha – RN, nasceu a 25 de junho de 1980, sendo filho de Manoel Paulo da Silva Sobrinho e Maria Tomaz da Silva Sobrinho e, é o primeiro de oito irmãos.
Ao completar um ano de nascimento é batizado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Santo Antônio – RN pelo pe. Xavier e realizou sua primeira comunhão no ano de 1990 na capela de Pendência em Serrinha – RN pelo pe. Xavier.
Foi crismado na Área pastoral de Santo Antônio e São Francisco de Assis em Serrinha – RN no ano de 2004.
Com muito esforço e dedicação conclui o ensino médio no ano de 2000 em Santo Antônio – RN e no de 2005 conheceu os Religiosos de São Vicente de Paulo através de Josenildo Lemos que na época era irmão.

No ano seguinte participa dos encontros vocacionais sob a orientação do ir. José Marcos, sv e finalmente no ano de 2007 é acolhido para vivenciar um discernimento vocacional na Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo, na fraternidade de São Gonçalo do Amarante – RN, na pessoa do pe. André Martins, sv que na época era Superior Regional dos RSV e tendo como responsável desta etapa de formação o pe. Michel Proteau, sv

Sempre com o desejo de “avançar para águas mais profundas” é que no ano de 2008 dá mais um passo na vida religiosa vivenciando a etapa do noviciado que foi realizado no Seminário São Vicente de Paulo em Marília – SP e tendo como responsável por esta etapa de formação o pe. Cléber Polizer, sv.
O Irmão João Maria, s.v., professou os primeiros votos de pobreza, castidade e obediência no Seminário São Vicente de Paulo, em dezembro de 2008 e, após um período de dois anos no Sudeste, retorna para São Gonçalo do Amarante/RN para vivenciar a etapa do juniorato e iniciar os estudos acadêmicos e o responsável por esta etapa de formação foi o pe. Maurício Martins, sv.

Atualmente o irmão João Maria, sv é membro da fraternidade do juniorato em São Gonçalo do Amarante - RN é graduando do curso de filosofia da Faculdade Dom Heitor Sales e exerce sua atividade pastoral na paróquia de São Gonçalo do Amarante/RN, especificamente na comunidade do Pe. João Maria.




A segunda biografia, é a do Ir. Gilson Feliciano, sv, um Pernambucano vindo de Paulista.



IRMÃO GILSON FELICIANO, SV



Aos 4 dias de novembro de 1977 nasce, em  Recife/PE, Gilson Feliciano Ferreira. O segundo, de 5 filhos do casal Geraldo Feliciano Ferreira e Maria das Neves Amorim Ferreira, dentre os quais apenas 3 encontram-se vivos, sendo, hoje, o mais velho dos três.  É batizado em 8 de janeiro de 1978, pelo Mons. Severino Nogueira (monsenhor capelão dos Papas João XXIII e Paulo VI), na Igreja Matriz de Santo Antônio, Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Recife.

Recebe a sua Primeira Comunhão em 10 de setembro de 1989 das mãos do Padre Paulo Speekenbrink, CSSR, aos 11 anos de idade; a Confirmação, presidida pelo, então Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, D. José Cardoso Sobrinho OC, em 18 de outubro de 1992. Ambos os Sacramentos vividos na Capela Jesus Redentor, bairro de Maranguape II, Paulista/PE, Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, local da residência de seus pais.

Sua participação na vida da Igreja dá-se, inicialmente, por meio da Juventude Mariana Vicentina (na época, Movimento Marial Vicentino), da qual começou a fazer parte desde os seus 13 anos de idade. Ingressa também na PJMP – Pastoral de Juventude do Meio Popular – bem como noutros seguimentos da Juventude Arquidiocesana por meio das atividades junto à sua comunidade paroquial.

É por meio da JMV que,  em 1998, conhece os Religiosos de São Vicente de Paulo residentes em Recife, na pessoa do Pe. Moacir Oliveira, sv. Em 2001, apenas, busca acompanhamento vocacional, orientado pela fraternidade, sob os cuidados do Ir. José Marcos, sv, ingressando sua experiência na Vida Consagrada em João Pessoa/PB, ano seguinte, como Aspirante sob a orientação do Pe. José Ferreira Domingos, sv, então responsável das etapas iniciais de formação, permanece lá por dois anos, como aspirante e postulante.

Realiza o seu noviciado no Seminário São Vicente de Paulo em Marília/SP e tem como Mestre de Noviços o Pe. Tito Marega, sv e na função de "Irmão Sócio do Noviciado", o Ir. José dos Santos, sv. Após um ano, vivido neste tempo de graça, desta etapa formação, consagra-se ao Senhor, em 2 de fevereiro de 2005 (Festa da Apresentação do Senhor ao Templo). Três anos passados da sua primeira profissão faz, anualmente, a renovação dos Votos de Pobreza, Obediência e Castidade, de modo que leva sete anos para viver este Célebre momento. Durante este período, ou seja, o juniorato, passa por diferentes fraternidades RSV, contribuindo para a formação do povo de Deus em atividades diversas, cultivando sempre um contato fraterno e verdadeiro com as famílias e juventudes, paralelamente vivencia na etapa do juniorato e a experiência dos estudos acadêmicos e tem por atual responsável da etapa de formação o Pe. Maurício Martins Netto, sv.

Hoje, o Ir. Gilson Feliciano, sv, é membro da fraternidade do juniorato em S. Gonçalo do Amarante/RN, graduando do Curso de Teologia pelo Seminário de São Pedro e pela Faculdade Dom Heitor Sales e exerce sua atividade pastoral na paróquia de São Gonçalo, em diversos campos de apostolado com ênfase na formação catequética, de juventudes e litúrgica, especificamente nas comunidades dos setores III e IV da paróquia.

Le Prevost nos diz:

Servir e evangelizar os pobres pareceu a  você  a melhor parte e, entre os diversos caminhos abertos ao seu ministério, você acolheu o mais humilde, o mais pobre, porque era o mais parecido com aquele escolhido pelo próprio Salvador[...].

Nenhum comentário:

Postar um comentário