quinta-feira, 21 de julho de 2011

FELIZ DIA DO AMIGO!!!!!!


Estimados amigos e irmãos em Cristo, quase todo o mundo celebrou  o dia de ontem como sendo o "DIA DO AMIGO"... Este dia "foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua 'um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis'. Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria. No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o dia do amigo é comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data internacional, 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.
(Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

A AMIZADE
(Enviado por Marilene do Nascimento - Fam. Leprevociana de Presidente Prudente )


O artigo abaixo é da autoria do Arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes. Com ele, presto homenagem aos amigos que a vida me deu, aos amigos de "fé, irmãos camaradas", aos amigos leitores deste blog, aos que ainda a vida vai me fazer encontrar. Feliz dia do amigo! Mais que ter é preciso SER amigo. Carecemos de gente que nos aceite como somos e, só assim, seremos como Deus nos sonhou um dia. Bom... vamos ao texto do Arcebispo:

* * *

A amizade fiel é um refúgio seguro e não tem preço que pague. È um tesouro inestimável e dom de Deus. Deus cria os amigos, leva o amigo ao amigo. Sem amigos somos como estrangeiros, com os amigos nos sentimos em casa. Com um amigo do lado nenhum caminho é longo. Na verdade o amigo é um escudo contra emoções negativas, é como asas que nos eleva acima do pó da terra. O amigo é a visibilidade e o sacramento do amor de Deus. É como sol que ilumina a vida.

O amor de amizade consiste em acolher o outro como ele é, não esperar recompensa e vantagens, respeitar sua liberdade, ser compreensivo, abrir a confidência, acolher sem censuras, querer que o outro seja mais, sentir alegria de estar em sua companhia, partilhar a vida.

O amigo pode ser o melhor terapeuta porque está perto, compreende, ajuda. Sem amizade nada é amável. Nossos amigos podem se tornar nossos inimigos quando eles não são pessoas de bem. Ao lado da amizade verdadeira, há amizade falsa, por interesse e prazer. Quatro coisas levam a perder uma amizade: primeiro, a falta de abertura. Quem esconde os sentimentos mata a amizade. O fechamento leva ao tédio, rotina, afastamento. Segundo, a falta de tempo. O excesso de trabalho, o ativismo, a ocupação demasiada não permite o encontro, a presença, o diálogo. Quem ama dedica tempo à amizade. Terceiro, a falta de igualdade. Os amigos estão no mesmo plano. Um não é tutor do outro, nem mestre, nem psicólogo, nem benfeitor. A posição de superioridade impede a amizade. Quarto, o excesso de presentes com excesso de carinho sufoca o outro, tira a liberdade, acaba em dominação.

A amizade é feita de gratuidade requer fidelidade e portanto sempre a verdade. Onde entra a falsidade morre a amizade. A harmonia de visão, a vontade do bem do outro e o afeto são três componentes essenciais da amizade. Nossa pátria é lá onde encontramos amigos. O amor de amizade é profundo, intenso, personalizado, aberto, livre.

A experiência mostra que para manter a amizade é preciso espiritualidade, ou seja, presença de Deus. Assim na amizade fazemos a experiência do divino. Graças à amizade verdadeira, muitas pessoas encontraram Deus, foram poupadas de experiências negativas, encontraram apoio, consolo, orientação. Na amizade existe também a correção fraterna e crescimento humano, espiritual, social. Nada mais decepcionante que a amizade interesseira e a dor da traição dos amigos é inconsolável. Quando esta traição é conjugal e familiar, abrem feridas que só o perdão pode curar. A amizade é o belo amor, mas de amizade não se brinca. Manter a amizade requer doação.
A oferta da aliança que Deus faz ao seu povo e a cada pessoa é uma oferta, uma proposta de amizade. Deus fala conosco nas Escrituras num diálogo entre amigos. Jesus declara que somos seus amigos a ponto de Ele dar sua vida para salvar esta amizade. Ele chorou a morte de seu amigo Lázaro (11,35). Tudo é prova de amizade, deixemo-nos amar pelo melhor amigo.
Para os gregos a amizade é o que existe de melhor, depois da sabedoria, sendo que para eles a sabedoria é o mesmo que virtude. Só pode haver verdadeira amizade entre pessoas de bem. Daí que amizade requer lealdade, constância e justiça. Na amizade tudo é verdadeiro. O maior ornamento da amizade é o respeito.
Pela amizade os ausentes estão presentes no afeto, os indigentes são ricos, os fracos são cheios de força, os mortos estão vivos na lembrança. Sem amizade nenhuma casa fica de pé, nenhuma cidade subsiste, a vida na terra é insuportável, porque ela é um sentimento de amor verdadeiro e espontâneo, que ameniza o convívio. Sem amizade a vida se esvazia. O amigo é um tesouro. (Eclo 6,14).

Ao nosso fundador, a amizade era bastante cara aos olhos e coração e, neste mesmo intuito, ou seja, de espandir a amizade entre todos nós, vimos desejar a todos os leitores deste Blog, um Feliz dia internacional do amigo!


Padre Le Prevost nos diz:

“Para Deus a amizade é verdadeiramente santa”: "Não é possível existir meia amizade entre nós. Desde o começo nós dois entendemos que a queremos inteira, absoluta, sem reserva. (...)Caro amigo, a meu ver, tal como desejei, nossa amizade é um louvor a Deus, uma edificação de um para o outro, um apoio, uma consolação, um encorajamento, uma paz suave para o coração, um estímulo para o espírito, enfim aquilo que existe de melhor no mundo, numa palavra: depois do amor de Deus, vem o amor  de irmão e de um verdadeiro amigo"

2 comentários:

  1. "Que de todas as maneiras, Cristo seja anunciado"!!

    Obrigado, Kamilinha, Deus te abençoe e te guarde!!

    ResponderExcluir