terça-feira, 1 de junho de 2010

Conheça os locais que Bento XVI visitará em Chipre.


Pela primeira vez na história um Papa visitará a Ilha de Chipre. Nesta sexta-feira, 4, Bento XVI inicia sua viagem apostólica ao país. Uma viagem ecumênica no coração do mediterrâneo oriental para encontrar a pequena Igreja de Chipre, e através dela, toda a Igreja oriental da Terra Santa que será protagonista do próximo Sínodo dos Bispos de outubro, em Roma.

Bento XVI chegará às 14h desta sexta-feira, 4, a Pafos. Uma das etapas da primeira viagem missionária que Paulo realizou com Barnabé, natural da ilha. Depois da cerimônia de boas vindas, ele segue para a Igreja do Pilar de São Paulo, onde participará de uma celebração ecumênica e fará um discurso.

Depois vai a Nicosia, a capital da ilha. Ele será recebido na Nunciatura Apostólica que, junto à Igreja paroquial de Santa Cruz, administrada pela Custódia da Terra Santa, ocupa uma parte do convento franciscano, onde há meses acontecem os preparativos e trabalhos de restauração. É aqui que o Papa ficará hospedado. Mesmo em meio aos jovens grego-ortodoxos, é forte a expectativa de receber Bento XVI.

Na manhã de sábado, 5, Bento XVI fará uma visita de cortesia ao presidente da República de Chipre, Demetris Cristofias. Segue um encontro com a comunidade católica do campo esportivo da escola elementar de San Maron de Nicosia. Em seguida, ele se dirige à sede do arcebispado ortodoxo, para se encontrar com o arcebispo grego-ortodoxo de Chipre, Crisóstomos 2.

A jornada desse segundo dia se conclui com a celebração da Missa às 17h30 na Igreja de Santa Cruz, com a participação de sacerdotes, religiosos, diáconos, catequistas e expoentes de movimentos eclesiais de Chipre.

Domingo, dia 6, ainda em Nicosia, Bento XVI celebra Missa por ocasião da publicação do Instrumentun Laboris, documento do Sínodo dos Bispos do Oriente Médio. Depois de almoçar na Nunciatura Apostólica com o arcebispo ortodoxo, patriarca e bispos católicos reunidos em Chipre para a ocasião, ele participa de uma oração na catedral maronita de Chipre.

Depois de visitar a comunidade maronita de Chipre, Bento XVI segue para Larnaca, de onde embarca de volta para Roma.

Os líderes das diversas denominações cristãs de Jerusalém já se preparam para ir se encontrar com o Santo Padre. De Israel a Chipre é menos de 1h de vôo. Bento XVI vai receber do Patriarcado Latino de Jerusalém um presente especial: um álbum com fotos dos momentos marcantes da vinda dele à Terra Santa no ano passado.

O material foi exibido para a comunidade cristã no ultimo sábado e será levado ao Pontífice, que encerra agora passando por Chipre, sua peregrinação à Terra Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário