terça-feira, 4 de maio de 2010

Divulgada a programação do primeiro dia da Assembleia dos bispos .

Foi divulgada, no final da tarde desta segunda-feira, 3, a programação do primeiro dia da 48ª Assembleia dos Bispos do Brasil, que começa amanhã, 4, no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília (DF).

A Assembleia terá início com a missa às 7h, no Santuário Dom Bosco. Aberta a todos os fiéis, a missa será presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, e terá a participação especial dos novos bispos nomeados pelo papa Bento XVI desde a última assembleia da CNBB.

Após a missa, os bispos se dirigem para o CNTC onde será servido o café.

A sessão de instalação da Assembleia, aberta à imprensa, será às 9:15h, no auditório do CNTC. A mesa será composta pela Presidência da CNBB, pelo núncio apostólico, e pelo arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz. Instalada a Assembleia, não será mais permitida a presença da imprensa no auditório.

Ainda na primeira sessão, o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa, apresentará as comissões de trabalho e outros aspectos práticos do encontro. Às 10:30h, haverá breve intervaldo.

A segunda sessão da manhã começa às 11h com a apresentação das atividades da Presidência da CNBB desde a última assembléia. Esta sessão termina às 12:30h, seguida do almoço.

Às 14:30h, haverá uma coletiva de imprensa, na Sala de Imprensa da Assembleia. Os nomes dos bispos designados para esta coletiva serão divulgados pela manhã.

À tarde, os bispos retomam os trabalhos às 15:30h, com a oração do breviário, chamada Hora Media. Em seguida, começam os trabalhos com a apresentação da Análise de Conjuntura Social, com intervenções da plenária. Esta sessão se estende até às 17:10h, quando haverá um intervalo.

Às 17:40h, no próprio auditório, os bispos fazem a oração da tarde, denominada Vésperas. Logo após a oração, tem início a Análise de Conjuntura Eclesial, acompanhada de intervenções da plenária. A sessão termina às 19:30h, quando será servido o jantar.

Terminado o jantar, os bispos seguem para as casas onde estão hospedados. O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) tem reunião às 20:30h para avaliar o dia e confirmar a pauta da quarta-feira, 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário