quarta-feira, 31 de março de 2010

350º Aniversário da Morte de SV & SL.



SÃO VICENTE E SANTA LUÍSA… PROFETAS DA CARIDADE

As celebrações são uma recordação coletiva de acontecimentos significativos para grupos e comunidades. Unem num determinado momento o passado, o presente e o futuro. Evocam gratidão pelo passado, fortificam-nos no compromisso com o presente e criam esperanças para o futuro.
Quando celebramos os 350 anos da morte de São Vicente e Santa Luísa, não é tanto a morte deles que desejamos recordar, mas a morte deles enquanto culminância de vidas que deixaram marcas na História, pelo que significaram durante sua existência. Foram ícones da caridade. Foram dois grandes profetas da Caridade.

Reavivar o fogo

Na história de suas vidas, em suas cartas e conferências, São Vicente e Santa Luísa aparecem como pessoas normais com suas fragilidades e seus dons pessoais, mas capazes de conseguir grandes alturas de santidade. Mostram de modo extraordinário como o poder da graça pode transformar vasos frágeis de barro em instrumentos eficazes do projeto divino.

Vicente foi um moço aventureiro de origem rural que buscava constantemente horizontes mais amplos. Alimentou desde cedo a ambição da promoção social por meio do ministério sacerdotal para ajudar sua família que tanto amava. Era dotado de uma espantosa capacidade de estabelecer relações com uma grande diversidade de pessoas – pobres e ricos, eclesiásticos e políticos, nobres e plebeus, homens e mulheres, religiosos e leigos. Mais tarde, aplicaria esse dom a uma causa boa, para realizar seu sonho de servir os Pobres. Homens de nosso tempo, que buscam constantemente “mais” na vida, podem haurir coragem da vida de São Vicente.

Embora Luísa tenha nascido e se criado com o sofrimento como sua constante companhia, não permitiu que isso a impedisse de perseguir os objetivos de sua vida. Foi esposa amorosa e mãe de grande capacidade de entrega, preocupada continuamente por seu filho único. Quando ficou viúva, continuou ajudando os outros, especialmente os Pobres. Tendo descoberto a vocação de sua vida, com a ajuda de São Vicente, foi a ser sua amiga fiel e sua colaboradora. Juntos, fundaram as Filhas da Caridade, uma forma radicalmente nova de viver a vida consagrada feminina em seu tempo. Muitas mulheres hoje em dia – religiosas e leigas, solteiras, viúvas e casadas – encontrarão em Luísa um modelo inspirador, alguém que finalmente “se realizou”, não obstante as limitações impostas pelo nascimento, pela natureza e pelas circunstâncias.

Depois de 350 anos, São Vicente e Santa Luísa continuam impactando e inspirando gerações e gerações. O fogo de sua caridade ainda arde e incendeia muitos outros. A celebração do aniversário de suas mortes reaviva este fogo em nós. Muda o passado num presente vivo que transforma.

Citações alternativas de Santa Luísa de Marillac:

“… não basta estar a serviço dos Pobres, (…), embora isto já seja para vós um bem que nunca poderão estimar suficientemente. É preciso ter verdadeiras e sólidas virtudes que sabeis dever possuir para levar a cabo essa obra na qual tendes a felicidade de estar. Sem isso, minhas irmãs, vosso trabalho vos será quase inútil” (Escritos, p. 151).

“… servir os pobres doentes, em espírito de mansidão e grande compaixão, à imitação de Nosso Senhor que assim tratava os mais desagradáveis” (Escritos, p. 495).


Citação alternativa de São Vicente de Paulo:

“Deus ama os Pobres e, por conseguinte, ama os que amam os Pobres, porque, quando amamos alguém, temos afeição por seus amigos e servidores. (…) Vamos, pois, meus irmãos, e dediquemo-nos com um amor novo a servir os Pobres, e mesmo busquemos os mais pobres e os mais abandonados” (SV, XI, 392-393).


famvin.org/anniversary/pt/?page_id=143

Nenhum comentário:

Postar um comentário