domingo, 4 de outubro de 2009

MÊS DAS MISSÔES.

Povo de Deus.

De mãos unidas.

Mês das Missões.


O mês de outubro, em toda comunidade cristã, é celebrado como o Mês das Missões! Tempo de lembrarmos, de maneira especial, todos os missionários que dedicaram suas vidas pelo bem do próximo. Ainda hoje, são muitos os que deixam suas terras e partem para lugares desconhecidos e necessitados de ajuda humanitária…

Temos um santo jesuíta que é patrono das missões: São Francisco Xavier. Em pleno século XVI, ele deixou a Espanha e foi à Índia, depois ao Japão e sonhou em chegar até a China…

Questiona-se: – Que força interior motivava esse gigante a tanta proeza?
Ao constatar os fatos de sua vida, percebe-se a clareza que ele tinha de sua visão de mundo e de sua missão. Ele tinha uma “causa” que o impulsionava: Anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo!

É necessário, de fato, na nossa vida, ter uma “causa” que nos motive a assumir com determinação a própria existência.

Dizemos com tanta facilidade que nossa sociedade está carente de líderes e esquecemo-nos de que cada um, em seu lugar de origem, tem esta grande tarefa: fazer a diferença no meio onde se encontra.

Nos dias de hoje, vivemos rodeados de vasta literatura e inúmeros cursos que apontam para a necessidade de termos consciência da nossa missão pessoal, para sermos líderes competentes nas funções que exercemos… Somos instigados a resgatar a liderança inerente a toda pessoa e o que cada um tem de melhor e colocá-lo a serviço dos demais.

Inácio de Loyola, Francisco Xavier, Pedro Fabro fizeram diferença no tempo em que viveram e deixaram suas marcas… A atuação de cada um permanece como setas indicando um caminho a seguir… Deram suas vidas para o bem da humanidade.

Uma lembrança mais recente é a vida de Dom Luciano Mendes, que também deixou marcas significativas na história da Igreja no Brasil. Ele tinha o dom de acolher as pessoas, independentemente de sua classe social, devolvendo-lhes a dignidade e o sentido da vida…

Sabemos que os exemplos arrastam… Olhemos, pois, para esses luzeiros que apontam que dedicar a própria vida a uma causa vale, de fato, a pena!

Em algum momento de sua história, você já parou para pensar em sua missão pessoal? Qual a causa que move a sua existência?

Se desejar, você poderá fazer um pequeno exercício: escreva a maneira como você compreende a sua missão pessoal, levando em consideração os seguintes aspectos: a sua relação com o transcendente; com os outros…, incluindo aqui, de maneira especial, a sua família; a relação consigo mesmo e a relação que estabelece com as coisas. Procure sintetizar, numa frase, a maneira como você compreende a sua missão… Esse será o seu lema, o farol indicativo de sua caminhada.

fonte: www.são luis.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário