quarta-feira, 5 de agosto de 2009

FESTA DOS 25 ANOS DE PRESENÇA DOS RSV NO NORDESTE DO BRASIL

25 ANOS DE PRESENÇA DOS RELIGIOSOS DE SÃO VICENTE DE PAULO NO NORDESTE DO BRASIL


São Gonçalo do Amarante

01 e 02 de agosto de 2009


Depois de meses de preparação, somando-se aos esforços e dedicação da equipe de organização, formada pela representação de membros das comunidades de Recife/PE, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB e São Gonçalo do Amarante/RN, tendo como lema: “impulsionados pela caridade”, finalmente foi realizado a tão esperada celebração dos 25 anos da presença dos RSVs. no Nordeste.

Sediada na cidade de São Gonçalo do Amarante/RN, tendo como anfitrião o Pe. André Martins Melo. As comemorações se realizaram no Teatro Municipal Poti Cavalcante. Marcada por emoções, ação de graças, tudo em um clima de cumplicidade e fraternidade, levando os participantes a um clima de entrosamento.

No sábado, dia 01 de agosto, às 14 h, com cânticos, palavras de acolhida e apresentação da Família RSV, foi aberta as atividades com a acolhida do Pe. André e seguindo-se a oração de abertura, coordenada pelo Provincial Pe. José Gilmar Moreira s.v. Na continuidade do evento, o Pe. André fez uma apresentação dos fatos históricos que foram marcantes da presença dos RSV no Nordeste. Na ordem, iniciando por Recife, João Pessoa, Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, foi apresentado a realidade atual das comunidades, os sonhos e realizações e projetos futuros. Ouvimos na sequência as palavras do Superior Geral Pe. Philippe Mura s.v. Ele convidou os participantes a pensarem em uma situação de pobreza que gera a necessária ação caritativa de cada membro que compõem a Família Leprevociana e os RSV. Em suas palavras ficou frisada a necessidade de irmos ao encontro daquele que sofrem e necessitam de acolhida e amor. Suas palavras expressaram a voz de um autêntico representante do Pe. Le Prevost.

À tarde do sábado foi finalizada com a Oração Mariana. Com a entrada da imagem de N. Senhora de La Sallete com cânticos, suplicas e pedidos de força na caminhada.

Na noite do sábado foi realizada a noite cultural, com a organização dos postulantes Josinaldo Medeiros e Sebastião Jacinto. As caravanas apresentaram diversas atrações culturais. São Gonçalo abril a noite cultural com a Filarmônica da Secretaria de Educação do Município que tem como finalidade o trabalho social através da música, com alunos das escolas do município. Depois foi a vez do Grupo de Pastorinhos “Dona Militana” que apresentou a versão profana do pastorinho com o intuito de animar o público. Recife apresentou frevo com 5 crianças do grupo de coroinhas que empolgou toda a platéia, um grupo de senhoras da Família Leprevociana apresentaram as pastorinhas e o maracatu.

O grande exemplo da noite ficou com a comunidade de Fortaleza que não tendo música por problemas técnicos, não deixaram de fazer a apresentação “o pisa o milho peneira o cheirem”, demonstrando assim, garra perseverança e persistência. Tudo isso diante dos olhos de toda a Família RSV.

O domingo, dia 02 de agosto, iniciou com a oração da “laudes” animada pelo postulante Josinaldo e grupo de jovens cantores e músicos da cidade e presidida por Pe. Michel. Depois foram retomadas as atividades com a coordenação do Pe. Julio e a participação de um representante de cada comunidade no intuito de partilharem os sonhos para o futuro da caminhada da família RSV no Nordeste do Brasil.

Auricélia Ramos representando a comunidade de São Gonçalo, afirmou que com a presença dos Religiosos na cidade, “ficou mais forte a evangelização do povo de Deus. Anunciando o evangelho de Jesus Cristo, através do carisma vicentino Leprevociano, a fraternidade fez com que o pobre descobrisse sua dignidade humana e cristã”, muitos hoje, sentem uma grande mudança de vida doando-se e partilhando os dons que se resume em caridade. Todas as outras comunidades apontaram a importância e grande contribuição dos RSV para a formação e evangelização da população.

Apontamos a participação marcante do superior geral, do provincial do Brasil e a presença dos junioristas Ir. Márcio, Ir. Magnos, Ir. João Maria, Ir. Gilson, Ir. João Luiz ... As palavras do Pe. Julio foram incentivadoras para todos os participantes e em especial para a caravana de Fortaleza que sonha com a reabertura da comunidade religiosa.

O encontro foi coroado com um grande momento: a Celebração da Santa Missa, com a participação de alguns padres da Arquidiocese de Natal, a presença das Religiosas do Bom Pastor de Quebec e das Filhas da Caridade. Todos os padres e Família RSV agradeceram a Deus e a São Vicente pela grande festa realizada, com a participação e boa vontade de todos.


Parabéns RSV! Que Deus conceda muitos 25 anos de celebrações!



Nenhum comentário:

Postar um comentário